Entenda os Processos Burocráticos de Exportação
Você já ouviu falar em um procedimento chamado desembaraço aduaneiro de exportação? Sabe para que serve e a importância desta etapa burocrática para o comércio exterior? Se não, não se preocupe, pois vamos descobrir juntos e saber mais sobre este assunto ao longo deste artigo, destacando de forma simples e pratica os principais fatores e etapas que envolvem este desembaraço. Atente-se às informações a seguir:
De forma geral, este tipo de desembaraço em específico se trata de nada mais, nada menos do que o procedimento no qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria. Além disso, o mesmo também avalia a conformidade com as particularidades exigidas pela legislação, portanto, todos os responsáveis pela exportação de mercadorias devem realizar o desembaraço em todas as fases do processo que envolve a saída para o exterior.
São diversas etapas que estão inclusas no desembaraço de exportação, sendo as principais relacionadas à entrega dos documentos necessários, como: a nota fiscal, conhecimento de embarque e a declaração única de exportação (DU-E).
O primeiro passo de realização do desembaraço é o registro da declaração única de exportação (DU-E) via Portal Único Siscomex.
Diversos documentos são exigidos, entre estes documentos estão: certificado de origem, romaneio de carga, fatura comercial, documento de transporte e possíveis certificados de análise.
Quando os produtos chegam na alfândega, eles entram em uma lista de espera. O segundo passo é verificar a regularidade de cada produto para dar os próximos passos.
Os principais problemas para que o produto saia do pais são:
- Ausência de análise de tratamento administrativo do produto como indeferimento de algum anuente que engloba o Ministério da fazenda, Anvisa, exercito, etc.
- Não atendimento de alguma obrigação tributária ou de anuentes;
- Ausência de conferência prévia de toda a documentação.
Postagem criada em: 05/10/2021 - 13:25
Veja Também em Nosso Blog
- União da segurança, conservação e regularização
- Segurança, diagnóstico e preservação do patrimônio
- Confiabilidade antes de modificar sua construção
- Regularização, segurança e valorização da obra
- Responsabilidade técnica e segurança coletiva
- Segurança técnica em intervenções críticas
- Qualidade e responsabilidade técnica na obra
- Responsabilidade técnica e segurança elétrica
- Segurança e legalidade para a sua obra
- Garantia técnica e segurança para sua obra
- Passo fundamental para legalizar sua propriedade
- Regularidade e segurança para seu estabelecimento
- Segurança, legalidade e responsabilidade técnica
- Garantia de resistência mecânica e durabilidade
- Durabilidade e resistência à corrosão
- Alta performance para peças de alta resistência
- A melhor para aplicações exigentes
- Versatilidade e qualidade para diversas aplicações
- Entenda o processo e sua importância na indústria
- Soluções sob medida para a indústria
Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.