Saiba Mais Sobre Impostos de Importação

Se você conhece um pouco sobre comércio exterior, certamente sabe que se trata de uma área muito exigente e que apresenta muitos processos burocráticos que devem ser tratados com pleno conhecimento e eficácia. Estas burocracias envolvem diversos trâmites nas partes de importação e exportação, como as taxas aduaneiras.

A importação ex tarifário, por exemplo, consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação que são promovidas pelas autoridades governamentais, como uma maneira de estimular ou desestimular a exportação ou importação de determinados serviços e bens.

Primeiramente deve-se saber que bens de capital (BK) são destinados à produção de outras mercadorias, como as de consumo. Neste tipo de categoria é encontrado máquinas, ferramentas e equipamentos que são utilizados em processos produtivos industriais. Os bens de informática e telecomunicações (BIT) envolvem hardwares e softwares.

Ou seja, o regime de ex-tarifário promove a atração de investimentos no País, uma vez que desonera os aportes direcionados a empreendimentos produtivos. A importância desse regime consiste em três pontos fundamentais:

  • Viabiliza aumento de investimentos em bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT) que não possuam produção equivalente no Brasil;
  • Possibilita aumento da inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a incorporação de novas tecnologias inexistentes no Brasil, com reflexos na produtividade e competitividade do setor produtivo.
  • Produz um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados da economia nacional.

Com um bom planejamento, recursos e disposição para investir, a empresa só terá a ganhar fazendo uso do benefício.

Postagem criada em: 15/10/2021 - 20:12


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.