Entenda as Etapas do Comércio Exterior

De forma simples e geral, podemos dizer que a área de comércio exterior trata-se de um segmento do mercado que envolve muitas burocracias, sendo totalmente indispensáveis a realização de certos trâmites para manter o mercado circulando, e por este motivo existem profissionais capacitados e especializados no assunto, para que se tenha maior segurança de importação e exportação, garantindo um comércio internacional idôneo e dentro das regularidades da lei de cada país.

despachante aduaneiro comércio exterior é um profissional que possui a responsabilidade pelos procedimentos legais e administrativos visando a exportação das mercadorias no Brasil, e seu papel principal é representar os exportadores e importadores perante aos mais diversos órgãos responsáveis como: Portos, bancos, empresas de logística e Receita Federal.

Dentre as responsabilidades assumidas por estes profissionais, são destacadas como as principais: questões aduaneiras, cambiais, logísticas, fiscais, conferência de mercadorias, análise de documentos, registro de operações na Siscomex.

Por se tratar de procedimentos que envolvem muita burocracia e envolvem um conhecimento prático e grande experiência de como proceder, deve ser feito por um profissional com conhecimento prático e técnico, pois um pequeno erro pode gerar sanções, multas e outros tipos de penalidades.

As normas e operações aduaneiras no Brasil são complexas, devido a isto as empresas prezam por um profissional capacitado com a intenção de facilitar o processo.

A complexibilidade do trabalho realizado pode ser feita pela capacidade de conhecimento para desenvolver a atividade. Permeando áreas como comercial, aduaneira, fiscal, tributária e logística. Assuntos pertinentes a liberação de cargas seja no processo de exportação ou importação.

A função principal deste despachante consiste em realizar a declaração aduaneira. Então, acompanhar e preparar todo o processo do despacho aduaneiro, além de apresentar toda a documentação que são pertinentes aos órgãos competentes.

Postagem criada em: 05/10/2021 - 14:50


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.