Entenda Mais Sobre Despacho Aduaneiro

Quando falamos sobre a área de comércio exterior, é certo dizer que existem muitas burocracias envolvidas em todos os processos e trâmites para manter o mercado circulando, e por este motivo existem procedimentos indispensáveis que precisam ser realizados por profissionais capacitados e especializados para que se tenha maior segurança de importação e exportação, garantindo um comércio internacional idôneo e dentro das regularidades da lei de cada país.

despachante aduaneiro, por exemplo, é um profissional com poder outorgado pelo importador ou exportador, que possui a responsabilidade de apresentar a alfândega, a documentação estabelecida nas normas tributarias, que são relacionadas ao despacho aduaneiro de exportação ou importação.

Este profissional possui o papel de representar os interessados perante os mais diversos órgãos, que são conhecidos como intervenientes governamentais, que fazem o controle aduaneiro, além de operadores de comércio exterior e logística, como armazéns, transportadoras, bancos, empresas certificadoras, aeroportos e portos. Além de tudo isso, este profissional ainda realiza o serviço de assessoramento para exportadores e importadores que possuem por objetivo a liberação aduaneira das mercadorias procedentes ou destinadas ao exterior, cujos o processo administrativo, tributário e legal é complexo e necessita de conhecimento operacional e técnico.

As operações aduaneiras no Brasil são complexas e possuem diversas normas o que faz necessário o trabalho deste depachante indispensável e de extrema importâcia.

Em diversas dessas operações, um descuido simples poderá levar a pessoa interessa em receber sanção pecuniária, podendo começar em R$ 500,00. Desta forma, de evitar o erro e atender a norma aduaneira, que está inserido o despachante.

Postagem criada em: 05/10/2021 - 14:15


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.