Adequação do Sistema de Aterramento
A medição da resistência do aterramento é o processo de testar a qualidade do sistema de aterramento de uma instalação para verificar se ele está bem projetado, bem instalado e em bom estado de manutenção.
Esta medição é importante para garantir que os sistemas de aterramento estejam funcionando de forma adequada e em conformidade com as regulamentações.
O sistema de aterramento, que faz parte de um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), é o responsável por dissipar a eletricidade das descargas atmosféricas no solo, evitando assim que as edificações sejam atingidas por esse fenômeno natural mais conhecido como raio, o que pode causar danos em equipamentos elétricos que estejam conectados em um ponto de energia e perdas de vidas.
A resistência do aterramento é medida por meio do terrômetro, um equipamento de medição de alta precisão. Este processo é executado para garantir que não haja riscos de choques elétricos na infraestrutura elétrica e das construções em geral.
O terrômetro insere uma corrente elétrica no solo, e os resultados dessa medição são comparados com os valores padrão, caso esteja em conformidade, é constatado o bom desempenho do aterramento, caso o resultado da medição é diferente da do padrão, é necessário realizar uma manutenção corretiva para adequar as normas de segurança estabelecidas.
A medição é uma avaliação importante que deve ser realizada para verificar o desempenho do sistema de aterramento. Esta é uma etapa crítica do programa de manutenção preventiva de qualquer sistema de proteção contra descargas atmosféricas, pois a resistência de aterramento influencia significativamente a segurança e o funcionamento correto desse sistema.
Uma medição precisa da resistência de aterramento ajuda a garantir que o sistema funcione corretamente e evite possíveis acidentes provocados pelas descargas atmosféricas, garantindo a segurança das edificações, equipamentos e pessoas que estejam no local e nas imediações.
Essa medição deve ser feita por profissionais habilitados, portanto, conte com uma empresa especialista em engenharia elétrica para que todo o procedimento seja efetuado de forma adequada e o sistema de aterramento tenha o desempenho esperado.
Postagem criada em: 15/06/2023 - 13:29
Veja Também em Nosso Blog
- União da segurança, conservação e regularização
- Segurança, diagnóstico e preservação do patrimônio
- Confiabilidade antes de modificar sua construção
- Regularização, segurança e valorização da obra
- Responsabilidade técnica e segurança coletiva
- Segurança técnica em intervenções críticas
- Qualidade e responsabilidade técnica na obra
- Responsabilidade técnica e segurança elétrica
- Segurança e legalidade para a sua obra
- Garantia técnica e segurança para sua obra
- Passo fundamental para legalizar sua propriedade
- Regularidade e segurança para seu estabelecimento
- Segurança, legalidade e responsabilidade técnica
- Garantia de resistência mecânica e durabilidade
- Durabilidade e resistência à corrosão
- Alta performance para peças de alta resistência
- A melhor para aplicações exigentes
- Versatilidade e qualidade para diversas aplicações
- Entenda o processo e sua importância na indústria
- Soluções sob medida para a indústria
Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.