Proteção Indispensável para os Edifícios

As descargas atmosféricas, popularmente conhecidas como raios, são fenômenos naturais sem controle humano, as quais podem colocar em risco as edificações, os equipamentos existentes nelas, quando conectados à energia elétrica, e as pessoas que circulam pelas edificações e suas imediações. Portanto, para garantir uma maior segurança contra esses fenômenos, realizar a instalação de SPDA para prédios é fundamental.

O SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é um sistema que possui a função de proteger as construções (prédios, casas, comércios, entre outras), as pessoas, equipamentos, tubulações, entre outros contra as descargas atmosféricas, mais conhecidas como raios.

O SPDA é composto por dispositivos (captação, descida e aterramento) que são instalados no ponto mais alto de uma determinada construção, o qual proporciona um caminho seguro para a corrente elétrica do raio até a terra, dessa maneira minimiza os impactos provocados pelas descargas atmosféricas.

Um SPDA, ou para-raio, como é conhecido popularmente, é composto por uma série de componentes, tais como cabos de descida, hastes metálicas, anéis de captação, condutores de cobre, entre outros, os quais trabalham em conjunto para a devida captação para que a corrente elétrica seja direcionada para a terra, evitando que equipamentos e estruturas sejam danificados, além de garantir a segurança das pessoas no local.

Diante deste cenário, é imprescindível que os prédios tenham a instalação de SPDA, já que as descargas atmosféricas atingem os pontos mais altos. Conte com profissionais habilitados ou empresas especializadas para elaborar um projeto de SPDA e a realizar a sua instalação de forma correta, e assim, o edifício tenha a proteção adequada.

Postagem criada em: 06/06/2023 - 14:41


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.