Documentação para aterramento e SPDA
Que a utilização de para-raio em edificações é comum, você já sabe, mas você sabe o que é um aterramento elétrico?
O aterramento elétrico é uma forma de deixar as voltagem elétrica equivalentes a zero, ou seja deixar eles no mesmo nível a ponto de não serem utilizáveis, nem perigosas como seriam.
Esse método é usado para evitar que as descargas elétricas acabem gerando cargas de fuga que possam danificar aparelhos eletrônicos, rede elétrica e causar até ferimentos nas pessoas presente no local.
Para ter a certeza de que o aparelho do sistema de proteção contra descargas atmosférica (SPDA) esteja funcionando corretamente é ideal realizar a instalação de um aterro elétrico, ou seja conectar o sistema do SPDA a um fio terra, que receberá as descargas elétrica através do para-raios e dispensará elas diretamente na terra, sem que afete diretamente a rede elétrica dos edifícios.
Por conta da utilização do SPDA e do aterro elétrico é necessário realizar algumas inspeções para obter a certeza do funcionamento dos dois sistemas no edifício que ele foi instalado, e para receber o laudo de aterramento, que garante o funcionamento do sistema e a segurança de utilizá-lo na edificação.
Esse tipo de laudo é muito importante, pois é uma prova de que o prédio possui proteção contra as descargas elétricas, que podem afetar o funcionamento da rede elétrica. Esse documento possui uma validade de até 3 anos de como garantia de funcionamento, porém existem alguns casos que a inspeção para emissão do laudo seja feita anualmente, portanto, se você precisa de um laudo referente ao aterramento elétrico, procure por profissionais e se informe corretamente sobre a situação do seu imóvel referente a validade do documento.
Postagem criada em: 08/06/2022 - 19:35
Veja Também em Nosso Blog
- Segurança e Eficiência no Armazenamento de Água
- Bebedouro Eficiente para Rebanhos
- Qualidade e Confiança em Caixas D’água
- Como Escolher Reservatórios Metálicos Seguros
- Qualidade e Segurança em Reservatórios Metálicos
- Ergonomia e Saúde no Ambiente Corporativo
- Prevenção e Resposta a Incêndios no Trabalho
- Prevenção e Consciência em Ambientes de Trabalho
- Capacitação para Resgate em Espaços Confinados
- Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos
- Capacitação para uso de EPIs
- NR 05 e a Atuação da CIPA nas Empresas
- Retorno Seguro ao Trabalho com ASO
- ASO e a Segurança na Rotina Empresarial
- PCMSO e a Saúde em Pequenas Empresas
- Preço de Laudo Ergonômico e Escolha Certa
- LTCAT e o Direito à Aposentadoria Especial
- SIPAT como Ferramenta de Prevenção
- PGR e a Prevenção de Riscos no Trabalho
- Saúde Ocupacional e Prevenção no Trabalho
Sobre a categoria dessa página Engenharia: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por Engenharias. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.