Inspeção para equipamentos industriais — Ultrassom
Para atestar a qualidade e medir estruturas de equipamentos industriais, é preciso realizar ensaios não destrutivos, ou seja, inspeções que não forçam e não causam desgastes no aparelho, além disso esse tipo de ensaio também não costuma precisar interromper o funcionamento do equipamento para ser realizado, a maioria dos testes não destrutivos consegue avaliar o equipamento enquanto ele exerce sua função na produção.
Dentre os tipos existentes de ensaio não destrutivos os mais utilizados e conhecidos deles são radiografia e ultrassom, ambos conseguem medir a espessura da estrutura do equipamento a uma pequena distância.
Diferenças entre radiografia e ultrassom industrial
A diferença é que um deles precisa que o local seja parcialmente (se não totalmente) esvaziado, já que a radiografia lida com uma certa quantidade de radiação para gerar os resultados. Enquanto o método de ultrassom pode ser feito até mesmo na presença de muitas pessoas, com o equipamento em funcionamento sem problema algum, pois ele utiliza o reflexo de ondas sonoras para poder receber as informações e gerar os gráficos com os resultados.
Para realizar esse tipo de ensaio é necessário que uma empresa de ultrassom industrial seja responsável por efetuá-lo, já que se trata de um teste sério e que precisa ser bem feito, assim evita que mais ensaios precisem ser feitos.
Como existem diversos modelos de testes de ultrassom industrial, saiba quais você poderá encontrar disponíveis:
-
Ultrassom A-scan;
-
Ultrassom B-scan;
-
Ultrassom C-scan;
-
Ultrassom Phased Array.
Sendo cada uma deles abordado de maneiras um pouco diferentes, por conta de sua tecnologia, posicionamento ou tempo de realização do teste, mas todos eles realizam o mesmo trabalho: medir e identificar falhas em espessuras de equipamentos industriais.
Postagem criada em: 12/05/2022 - 16:55
Veja Também em Nosso Blog
- Como garantir qualidade e segurança de equipamento
- Inspeções: segurança em ambientes industriais
- Norma regulamentadora sobre espessura de objetos
- Inspeção de qualidade em equipamentos
- Ultrassom para equipamentos industriais
- Dispositivo de segurança para equipamentos
- Ensaio com ultrassom: seguro e tecnológico
- Empresas de inspeção de estruturas
- Inspeção não destrutiva por partículas magnéticas
- Inspeção e segurança em equipamentos industriais
- Inspeções não destrutivas em equipamentos
- Inspeção de qualidade de soldagem em equipamentos
- Inspeção para equipamentos industriais — Ultrassom
- Medição de espessura em objetos e equipamentos
- Certificado de empresa parceira da Petrobras
- Qualidade de estrutura e soldas de equipamentos
- Modos de detectar descontinuidade em soldas
- Conhecendo mais sobre ensaio não destrutivos
- Fazendo a verificação de solda com ultrassom
- Como funciona a inspeção de equipamentos
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.